quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Uruguaiana receberá projeto de sustentabilidade da RGE Sul

Foto:Rádio Charrua
Inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais sustentáveis é o objetivo do projeto Educar para Transformar, iniciativa da RGE Sul que, desde 2012, movimenta alunos e educadores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa em uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade.
Detalhes para a realização do projeto em Uruguaiana foram acordados nesta terça-feira (21), em reunião na Secretaria Municipal de Educação, onde participaram o secretário da pasta, Emerson Barreto Ortiz, a secretária adjunta, Maiza Jacques, a gestora de Poder Público da RGE Sul, Debora Kunzler, e a produtora da Axis Mundi, Cleusa Silveira. A participação das escolas estaduais foi definida em encontro na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, com a coordenadora pedagógica, Madeneli Trindade. As atividades serão realizadas no município nos dias 21 e 22 de março.
Lançado em setembro de 2016, o terceiro ciclo do projeto percorrerá os 118 municípios atendidos pela RGE Sul, até setembro de 2017, por meio de 300 ações educativas gratuitas, promovidas em dois momentos: nos Seminários Regionais – capacitações específicas para os educadores –, e nas Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada uma das cidades contempladas. Integram as Ações um grande círculo para a encenação da história “Inventário de Seres e Coisas” e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade.
Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas escolas. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas instituições. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo teatral e o material didático em formato digital.
Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul e realizado em parceria com as Prefeituras – através das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015). (Rádio Charrua)

Tags

0 comentários: