quarta-feira, abril 19, 2017

Viaturas de guerra estarão expostas na Feisa deste ano

Foto: Divulgação
Quem visitar a 19ª edição da Feira das Indústrias de Sarandi (Feisa) poderá conhecer um pouco da história militar mundial. A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro participará pela primeira vez da feira e vai expor diversas viaturas de guerra, algumas delas exemplares únicos no Brasil. Segundo o vice-diretor do museu, que tem sede em Panambi/RS, Jeferson Steindorff, a intenção da associação é recolher, preservar e conservar peças referentes a história das Forças Armadas Brasileiras.
O acervo completo do museu, hoje, conta com aproximadamente 165 viaturas. Uma coleção com carros de combate, canhões antiaéreos, caminhões para transporte de tropas, ambulâncias e também modelos de Jeep raríssimos, todos restaurados, mantendo fiéis suas características originais. Além dos veículos terrestres, o inventário conta com dois aviões Boeing 737-300 restaurados; uma aeronave ambientada em sala de cinema com espaço para exibição de filmes da 2ª Guerra Mundial e uma biblioteca. A outra aeronave possui espaço para exposição de pequenos artigos militares de várias nacionalidades como armas, munição, telefones, medalhas e fardas. Outra atração é uma das 24 aeronaves de Carga Bufallo C115 adquiridas em 1968 pela FAB e que foram utilizadas como lançador de paraquedistas e transporte de cargas leves.
A Feisa 2017 acontece de 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Exposições Pedro de Marco, e deve receber, nesta edição, cerca de 50 mil visitantes.

Viaturas que serão expostas na Feisa:
- Viatura Scout Car M3A1: Foi a primeira viatura 4x4 do Exército Brasileiro.
- Viatura Blindada Stuart M3A1: Viatura de combate leve, fabricada nos Estados Unidos, participou da Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil por volta de 1940.
- Viatura Anfíbia Gama-Goat: Viatura raríssima, fabricada nos Estados Unidos, participou da Guerra do Vietnã.
- Viatura Scania 4x4: Viatura de combate a incêndio em aeroportos, fabricada em 1988 na Suécia.
- Viatura Dodge M37:  Viatura teve participação na guerra da Coréia. (Emilio Arruda/Portal da Gazeta)

0 comentários: