terça-feira, maio 09, 2017

Contra fraudes, carteiras de habilitação passam a vir com QR-Code em todo o País

Foto: Divulgação
Todas as CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) emitidas a partir deste mês passarão a contar com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia está prevista nas mudanças anunciadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As regras valem para todo o País.
Elas determinam mudanças no modelo das carteiras de habilitação. Entre as alterações, estão mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d’água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional.
O código bidimensional, assim como as demais mudanças anunciadas pelo Contran, é para evitar falsificações e fraudes na CNH. O código fica na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do smartphone, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro, disponível para download nas lojas de aplicativo dos smartphones.
Utilidade
De acordo com o Denatran, haverá um sistema eletrônico, gerido pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo), que dará acesso às informações do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados) apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações.
Após a leitura do código bidimensional, os agentes poderão acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento. De acordo com o Serpro, posteriormente, dados dos veículos e infrações cometidas pelo condutor também serão disponibilizadas por meio da tecnologia. O banco de dados pode ser conferido sem acesso à internet. As alterações nas CNHs antigas serão feitas à medida que os motoristas precisem renovar o documento. (O SUL)

Tags

0 comentários: