terça-feira, maio 09, 2017

Enem ganha novo sistema de segurança para evitar furtos de senhas

Foto: Reprodução
O sistema do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ganhou reforço de segurança para evitar furtos de senha. A partir deste ano, não será mais possível criar uma nova senha direto no próprio site, e o usuário receberá um alerta por e-mail quando sua senha for alterada. O prazo para inscrição no exame termina no dia 19 de maio.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já havia anunciado que mudaria o sistema em fevereiro. As medidas foram tomadas depois que uma brecha foi supostamente descoberta por internautas em um fórum anônimo, que disseminaram dicas para “furtar” a senha de candidatos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que se destacaram no Enem 2016.
O Inep afirmou que não vai divulgar detalhes sobre as alterações porque “o objetivo é evitar eventuais tentativas de burlar os procedimento de segurança que foram implementados” para a edição atual. “O Sistema de troca de senha do Enem passou por mudanças para a edição 2017. Mas, como o objetivo é evitar eventuais tentativas de burlar os procedimento de segurança que foram implementados, o Inep não divulgará detalhes. O sistema é auto explicativo e os participantes conhecerão o processo no momento que buscarem o serviço de troca de senha”, disse, em nota, o instituto.
A senha escolhida pelos candidatos no ato da inscrição é importante não só para o acesso ao local de provas e ao resultado do exame. Ela também é necessária na hora da inscrição no Sisu, já que os dois sistemas, apesar de estarem em páginas diferentes, são integrados. Em janeiro deste ano, na primeira edição do Sisu, o MEC (Ministério da Educação) afirmou que, em dois dias, pelo menos 100 mil candidatos pediram para trocar a senha do Enem.  (O SUL)

Tags

0 comentários: