General do Exército é nomeado presidente interino da Funai

Foto: Mário Vilela
O general do Exército Franklimberg de Freitas foi nomeado para o cargo de presidente interino da Funai (Fundação Nacional do Índio). Ele substitui Antônio Costa, que foi exonerado na semana passada. A nomeação de Franklimberg, assinada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi publicada nesta terça-feira (09) no Diário Oficial da União.
Franklimberg havia sido nomeado em janeiro para o comando da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai. Tanto ele quanto o seu antecessor são indicações de um dos partidos da base do governo, o PSC. Na época, lideranças indígenas e ONGs criticaram a nomeação de Franklimberg para a diretoria.
Exoneração
A saída de Antônio Costa da Funai foi cercada de polêmica. Após deixar o cargo, ele disse que tinha sido exonerado por tentar barrar indicações políticas para o órgão.
Poucos dias antes de ser exonerado, em meio à crise deflagrada por um conflito agrário que feriu índios e fazendeiros no interior do Maranhão, ele disse que a Funai não tinha condições de acompanhar todos os pedidos de demarcação de terras indígenas em razão de “mão de obra escassa”. (O SUL)

Postar um comentário

My Instagram

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes