• Guaíba chega a nível de atenção e Defesa Civil monitora região das ilhas

    Foto: Ceic
    O nível do Lago Guaíba atingiu a marca de 1,96 metros, na tarde desta terça-feira, e entrou em nível de atenção. Na Ilha da Pintada, a água está em 1,76 metros e as remoções de moradores ocorrem sempre que a marca atinge 2 metros. Desde ontem, o nível subiu 20 centímetros. 

    Conforme o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), a chuva volumosa e o efeito do vento sul comprometem a vazão natural da água e a tendência é de que o nível suba ainda mais. A Defesa Civil da Capital está na região das Ilhas fazendo monitoramento também do rio Jacuí, mas nenhuma remoção de moradores foi realizada até o momento. Equipes vão permanecer no local, já que a cheia pode ocorrer rapidamente. O objetivo é de que ações imediatas possam ser tomadas, nesse caso.
    O Ceic projeta que o momento mais crítico deva ocorrer na sexta-feira, quando a previsão é de vento sul forte, aliado a chuvas intensas, entre hoje e quarta-feira. No entanto, o órgão reforça que o cenário atual não se compara com o que aconteceu em 2015, quando ondas fizeram o nível do Guaíba chegar a 2,92m e a água atingiu o Cais. Na ocasião, 14 comportas foram fechadas.
    A Defesa Civil informou que está de plantão 24 horas por dia. Moradores que precisarem de algum auxílio podem entrar em contato pelo número 199. (Correio do Povo)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário