quarta-feira, maio 31, 2017

Sartori assina projeto que pede plebiscito para privatizar estatais

Foto: Gabriel Jacobsen
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, assinou na manhã desta quarta-feira o projeto que solicita a realização de plebiscito para a privatizar das estatais Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineiração (CRM) e Sulgás. 
Nessa terça-feira, o governo estadual desistiu de manter em tramitação, na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da obrigatoriedade de plebiscito para privatizar estatais. De acordo com o líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB), a decisão decorreu da insistência da oposição em não dar acordo para levar a matéria a votação em plenário.
Conforme Gabriel Souza, se a consulta ocorrer em 2017, a data sugerida é 15 de novembro. Se ficar para o ano que vem, o processo deve coincidir com o primeiro turno das eleições. Ele rebateu a tese de que o governo tenha recuado por não ter os votos suficientes para aprovar a PEC – 2/3 do plenário, ou 33 votos. E sustenta a tese contrária: a de que a oposição só vinha impedindo a votação por não ter apoio suficiente para barrar o texto. (Correio do Povo)

0 comentários: