terça-feira, junho 13, 2017

Governo Federal e Estadual se reúnem em Uruguaiana

Nesta segunda-feira (12) o Prefeito Municipal Ronnie Mello, e o Vice-prefeito Antonio Augusto Brasil Carús receberam a  visita do Vice-Governador, José Paulo Cairoli; Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; Senadora Ana Amélia Lemos e o Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Pinto.
Durante reunião mediada pelo Vice-Governador, José Paulo Cairoli, o Prefeito Municipal Ronnie Mello apresentou os problemas que a enchente das últimas semanas tem causado para a comunidade no município. Mais de 24 mil pessoas estão afetadas direta e indiretamente. O Prefeito ainda ressaltou que o problema das cheias é antigo, mas o governo atual busca uma maneira de sanar esta questão junto aos moradores ribeirinhos.
De acordo com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho a região da Fronteira Oeste é a mais afetada pela enchente. “É o momento de pensarmos políticas públicas para evitarmos problemas como estes. Sabemos que não é uma situação que aconteceu ontem, estamos vivendo essa crise novamente. Nosso objetivo aqui não só a solidariedade nas palavras, mas nos gestos”, disse o Ministro.
O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, salientou que o governo vai buscar antecipar o pagamento do bolsa família para as pessoas vítimas das enchentes. Além de liberar repasses do governo para auxílio com as famílias atingidas. Para Uruguaiana, o Ministro disse que vai liberar R$ 1.000.000,00.
O governo do Rio Grande do Sul, através do Vice-governador, José Paulo Cairoli reiterou o pedido que fez para o presidente do Banrisul para que sejam estudadas linhas de financiamento para as cidades afetadas pelas chuvas e enchentes. O Vice-governador esteve em Uruguaiana desde domingo (11), onde sobrevoou junto com o Deputado Estadual Frederico Antunes, e o coordenador da Defesa Civil do Estado, Cel. Ávila às áreas atingidas pelas cheias.
Em sua fala o Deputado Estadual e vice-presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes, disse que vai buscar apoio junto ao governo do Estado para ajudar os municípios da região. Além de buscar apoio junto ao Dnit para a construção da nova ponte do rio Ibicuí.
“É importante à vinda do governo estadual e federal neste momento em que nossa cidade vive uma situação difícil. Aproveitamos essa vinda para mostrarmos um projeto que vai buscar uma solução gradativa para os moradores ribeirinhos. Um lugar onde vamos construir um conjunto habitacional, e retirar essas pessoas da zona de risco. Além de termos um respaldo policial para evitar que as mesmas retornem para essas áreas. Sabemos que as coisas não acontecem de um dia para o outro, mas esse é o primeiro passo desse projeto, e com planejamento irmos aos poucos realizando essa ação. Esse projeto foi desenvolvido por várias secretarias do município, analisado, discutido e hoje entregue”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.

Estiveram também na reunião o Deputado Estadual Sérgio Peres; Deputado Federal Carlos Gomes; Deputado Federal Luiz Carlos Heinze; Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; Prefeita de Alegrete, Cleni Paz; Prefeito da Barra do Quaraí, Iad Choli; Prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; Vice-prefeito de Rosário do Sul, Rafael Pinto; Defesa Civil do Estado, Região e Município, Vereadores e Secretários Municipais. (PMU)

Tags

0 comentários: