• Em oito anos, Ecoponto já recebeu cerca de 700 mil pneus

    Há oito anos Carazinho conta com o Ecoponto, serviço pelo qual uma parceria entre o poder  público e privado retira do Meio Ambiente pneus em desuso. Considerando os dados do recolhimento mensal na Secretaria de Obras - embora não compiladas oficialmente - a estimativa é que neste período quase 700 mil pneus já tenham sido destinados à reciclagem, ao  invés de   ficarem depositados nas vias ou locais inadequados.
    O assessor geral da Secretaria de Obras, Rudimar Lopes Mendes, um dos responsáveis pela organização do Ecoponto revela que por semana o espaço tem recebido entre 2500 a 3 mil pneus. O descarregamento no local acontece todas as terças e quintas-feiras no período da manhã. O servidor  conta que o quantitativo de pneus recebidos tem variado de acordo também com o clima. Em semanas de temperaturas mais altas, os  pneus estragam com maior frequência, e consequentemente  na semana seguinte, as empresas destinam ao Ecoponto mais pneus.
    Conforme Mendes, todos os meses entre 6.500 a 8000 mil pneus usados têm sido recebidos na Secretaria de Obras. Hoje são 23 estabelecimentos que tem entregue o material periodicamente. O deposito têm capacidade para cerca de 17 mil unidades e o assessor comenta, no entanto, que recentemente teve de pedir pelo auxílio das empresas que entregam os pneus para que estas   ajudassem nos carregamentos, do contrário, o serviço corria o risco de ser suspenso já que a Secretaria não tem equipe suficiente para atender a demanda, sem que tenha de deixar de fazer outras funções.
    O servidor destaca que na nova sistemática de gestão do Ecoponto, foi  organizada uma escala com as empresas, de modo que no dia em que a transportadora confirma que fará a coleta no Ecoponto, a Secretária comunica as firmas locais para pedir o auxílio.  (Diário AM)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário