• Prefeito Ronnie Mello inaugura nova unidade do Samu em Uruguaiana

    O Prefeito Municipal, Ronnie Mello acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu e secretários, inauguraram nesta quarta-feira (12), a nova sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que agora fica em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Rua Júlio de Castilhos 2360. Além do novo local, o Executivo Municipal cedeu duas ambulâncias para serem utilizadas pelas equipes do Samu.
    O município adquiriu cada ambulância pelo valor de R$ 183.000,00 e colocou à disposição do Samu para reforçar os atendimentos dos 134 mil habitantes de Uruguaiana. As novas ambulâncias estão aptas para atender tanto às equipes básicas que são compostas por um condutor e um técnico de enfermagem, quanto avançadas com equipe formada por médico, enfermeiro e condutor. O Samu é um serviço custeado pelo Governo Federal com apoio do Governo Estadual e manutenção do município.
    Dessa forma, a frota de automóveis do Samu passa a contar com quatro ambulâncias, uma motolância e um automóvel administrativo que estão à disposição da comunidade. De acordo com a responsável técnica, Rochele Wesz, mensalmente são atendidas de 250 a 300 pessoas. Atualmente o quadro de funcionários é composto por: seis Médicos; cinco Enfermeiros, oito Técnicos de Enfermagem e 12 condutores, divididos em técnico-motorista e técnico-socorrista.
    “A nova estrutura sem dúvida é um marco para as equipes, desde o início do Samu em 2012, as acomodações eram de improviso. A antiga gestão entregou a obra inacabada e quando assumimos vimos que não tinha condições para uso. Agora nossa equipe está motivada e esperançosa, pois, teremos novas ambulâncias, o que será um diferencial para a população. É uma satisfação ter equipe bem alojada e população usufruindo com equipamentos novos”, disse o Coordenador Médico do Samu em Uruguaiana, Rogério Marques.
    Todo serviço de atendimento solicitado em Uruguaiana é feito através de uma central de regulamentação que fica em Porto Alegre. A comunidade liga para o 192 e é direcionada para equipes na capital, e posteriormente enviado o chamado para Uruguaiana. “Ter uma central de atendimento em Uruguaiana é impossível, pois, centrais de regulamentação só são aceitas em cidades com mais de 1 milhão de habitantes”, disse o Médico responsável.
    A nova unidade agora com 539,87 metros quadrados de área construída tem dois andares, sendo a parte térrea com área de expurgo (onde são lavados e higienizados os materiais). No segundo andar, estão uma sala de esterilização, três banheiros, sala de estar, sala de coordenação, almoxarifado, farmácia, um dormitório para enfermeiros, um dormitório para médicos, um dormitório de condutores e técnicos de enfermagem, refeitório, lavanderia e cozinha.
    “Um passo rumo ao futuro de uma saúde com qualidade, a partir de agora as equipes terão uma assistência com estruturas adequadas com melhores condições de trabalho. Com certeza é o caminho para o futuro da assistência de saúde de Uruguaiana”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu.
    Segundo o prefeito, Ronnie Mello, a entrega do local estava dentro do planejamento do município para este primeiro semestre. Segundo ele, o local terá plenas condições de uso para os profissionais e a comunidade estará melhor assistida com as novas ambulâncias.
    “Esse é um passo importante para a saúde de Uruguaiana e, principalmente, para o Samu. Sabemos que os atendimentos são inúmeros mensalmente, e nossa comunidade precisa de um serviço com qualidade. A inauguração da nova sede, assim como do Posto de Saúde do Cabo Luiz Quevedo, e a reforma das outras unidades de saúde são compromissos da nossa gestão, e dentro do planejamento municipal estamos entregando para a comunidade. Queremos agradecer todos os envolvidos nesta inauguração e ressaltar que tudo isso é para o nosso povo”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.
    Estiveram presentes neste momento de extrema importância para o município, vereadores, autoridades civis e militares e a comunidade em geral. (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário