• Reunião discute o futuro da Santa Casa em Uruguaiana

    O Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, e do Adjunto Raphaelly Félix, esteve presente, nesta quinta-feira (20), na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, reunido com o Vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, Secretário de Saúde, João Gabbardo dos Reis, Deputado Estadual Frederico Antunes, prefeitos e gestores municipais da saúde. Com a participação também do Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Paulo Fossari, Chefe de Gabinete, Frederico Pellegrini e a comissão de médicos do Hospital.

    Atualmente o Hospital é indicado para serviços de alta complexidade nas especialidades de Cardiologia, Neurologia e Oncologia para a região da 10ª Coordenadoria de Saúde e atende alguns municípios do Rio Grande do Sul.

    Na pauta do encontro, o provedor do hospital, Eduardo Velo, apresentou o panorama geral da instituição e o novo modelo de gestão adotado a partir de uma consultoria especializada que começou a atuar em abril de 2016.

    Logo depois da apresentação, o Secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis comentou que o motivo da reunião na cidade foi tratar de perto as questões que chegam até a Secretaria estadual, entre elas,  algumas falhas no atendimento prestado aos pacientes das outras cidades. Além de outros problemas que a entidade apresenta.

    Da mesma forma, o Secretário mostrou interesse em analisar de que forma essas carências podem ser sanadas para que não haja necessidade de transferir os serviços de alta complexidade para  outro município.

    Para o Prefeito Ronnie Mello, a melhor forma de resolver os problemas é em conjunto com prefeitos e secretários municipais de saúde da região.

    “Nós temos que buscar uma saída para tudo isso. Peço um voto de confiança porque o Provedor Eduardo Velo assumiu esse compromisso sabendo que seria um grande desafio. Ele quer mudar esse cenário, não apenas para a Santa Casa, mas para Uruguaiana e Região. A partir de amanhã acredito que nós já tenhamos que ver os resultados, porque caso contrário, eu serei o primeiro a cobrar dos senhores e, se necessário for, buscar outras regiões para abraçarem aquele trabalho que aqui não está sendo realizado. Temos que ir para a prática, espero que no dia de amanhã a direção do hospital vá em busca de tudo aquilo que os municípios que estão aqui esperam”, afirmou o Prefeito.

    Tendo em vista que a administração da Santa Casa está comprometida em sanar as carências apontadas e pelo fato de que algumas questões já se encontram em andamento, o Secretário Gabbardo propôs a criação de um comitê de acompanhamento que será criado pela Coordenadora da 10ª Regional de Saúde, Heili Temp, para que se realize um diagnóstico mapeando as demandas em um período de 30 há 60 dias. Após esse período será feita uma análise para avaliar os resultados e verificar se o Hospital está cumprindo com o que ficou definido nesta manhã.

    O Deputado Estadual Frederico Antunes agradeceu o interesse do governo do Estado pela melhoria dos serviços de saúde pública na Fronteira Oeste e solicitou a redação de uma ata subscrita por todos, com as definições e encaminhamentos aprovados na reunião.

    A Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu afirma que Uruguaiana tem que constituir um sistema integrado de saúde que congregue Santa Casa, Secretaria de Saúde e Unipampa, para fortalecer uma Assistência de Saúde qualificada, integrada e resolutiva.

    “Essa é a nossa proposta para que os nossos munícipes possam usufruir da ciência, da técnica, da tecnologia. Para que a saúde venha ser realmente qualificada e resolutiva, e tenha suas demandas contempladas. É isso que nós precisamos para resolver a questão da saúde na cidade”, comentou a Secretária.

    O Vice-governador José Paulo Cairoli elogiou a forma como a reunião foi conduzida e avaliou os encaminhamentos de forma positiva. Cairoli também enalteceu a integração entre as cidades e comentou que o governo do Estado está fazendo o que é possível para auxiliar as prefeituras a enfrentar esses problemas.

    “Quero agradecer o voto de confiança que o Secretário Gabbardo está repassando para o nosso hospital. É fundamental que esses problemas se resolvam nos próximos 60 dias, e acreditamos nisso. Temos que acreditar nas mudanças pois não queremos que mais vidas se percam”, disse o Prefeito Ronnie Mello.

    Após o término do encontro, as autoridades realizaram uma visita às instalações do setor de Cardiologia, Oncologia e participaram da inauguração do novo ambulatório destinado à gestantes de alto risco. (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário