• Secretaria Municipal de Saúde apresenta projeto voltado para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em Uruguaiana

    Com o objetivo de prevenir doenças crônicas e promoção de hábitos saudáveis na população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta segunda-feira (24) as temáticas do Projeto Saúde, Acolhimento, Bem Estar, Estilo de Vida e Reeducação (Saber).
    O programa envolve combate ao tabagismo, prática de atividades físicas, combate à obesidade, reeducação alimentar, que juntos tornam uma vida mais saudável. A apresentação foi feita pelo Secretário Adjunto da SMS, Raphaelly Félix, que iniciou a reunião mostrando o documentário “Muito Além do Peso” sobre hábitos alimentares de crianças e adolescentes. “Antigamente tínhamos uma vida mais saudável, em que crianças e adolescentes praticavam esportes constantemente. Hoje em função das novas tecnologias e o uso abusivo de internet, a realidade é outra. Temos crianças e jovens praticando menos exercícios e tendo hábitos alimentares não recomendados por nutricionistas”, disse.
    Todo o projeto é desenvolvido pela SMS em parceria com a Universidade Federal do Pampa que inclui alunos em diferentes frentes do programa. Para combater a obesidade o Projeto Dants desenvolve atividades com a população, além do Centro de Nutrição, Grupo Terapêutico, palestras em escolas, ESFs e horta comunitária. O Grupo de Tabagismo realiza práticas integrativas e já conta com a participação de 110 pessoas. Para promover a atividade física, o Projeto Dants atua em escolas, ESFs, na Secretaria Municipal de  Esporte, Cultura e Lazer e na Unipampa. A reeducação alimentar está inserida na comunidade através do Centro de Nutrição, Grupo Terapêutico e é desenvolvido dentro de escolas, ESFs, Unipampa.
    O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, ressaltou a importância do serviço que está sendo realizado pela SMS junto da comunidade. “É importante desenvolver esse trabalho com a nossa população e principalmente, com aquelas pessoas que tem pouca ou nenhuma informação sobre os problemas causados pela má alimentação, falta de exercício e consumo de tabaco. Precisamos cada vez mais estar inseridos na comunidade e buscar orientar e prevenir tanto as crianças e jovens, quanto aos adultos e idosos”, disse.
    Estiveram presentes na apresentação a Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu; o Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão; além de representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer; médicos, estudantes, e servidores ligados à saúde. (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário