quarta-feira, agosto 30, 2017

40ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana teve pré-lançamento na Expointer

Será nos dias 8, 9 e 10 de Dezembro, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a 40ª edição da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.

O lançamento aconteceu na noite de ontem (29) na Casa da Assembléia Legislativa,  durante a 40ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O evento contou com a participação do Governador do Estado, José Ivo Sartori; do Deputado Estadual, Frederico Antunes; do Prefeito Municipal, Ronnie Mello além de outras autoridades e convidados. A 40ª Califórnia da Canção Nativa é uma realização do CTG Sinuelo do Pago e produzida pela VH Produções Artísticas, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
Dentre as novidades o ineditismo das canções será retomado entre as concorrentes e contará com shows de Fafá de Belém; ainda os músicos, Mano Lima,Mário Bárbara, Chico Sarate, João de Almeida Neto, Mauro Moraes, Camerata do Maestro Cássio Vender, e o Grupo Valores da Nossa Terra formado por cantores e compositores da cidade e tertúlias que serão realizadas na concha acústica César Passarinho no Parque Dom Pedro II (Parcão).
A abertura da cerimônia contou com a participação de Melissa Colpo Mello que falou em nome do CTG Sinuelo do Pago. Durante sua explanação, a representante saudou a festa ressaltando a cultura do festival e do Rio Grande do Sul,  e convidou todos a participarem do Festival.  Na sequência, o Diretor de Cultura de Uruguaiana, Ricardo Peró Job, destacou a grande expectativa nesta edição e a importância da liberação de financiamento, através da Lei de Incentivo à Cultura. A carta de autorização da LIC no valor de R$ 240 mil foi entregue na semana passada, pelo Secretário de Cultura Vitor Hugo.
Em seu discurso, o Deputado Frederico Antunes, como Vice-representante do Parlamento gaúcho e proponente do pré-lançamento, lembrou que a Califórnia ultrapassou gerações, saudou os artistas que fizeram à história do Festival e agradeceu também ao Governador por ser um grande incentivador da cultura no estado.

O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, agradeceu todas as pessoas envolvidas no festival, como o Patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Emílio Colpo, por estar à frente da entidade tradicionalista e ser um importante apoiador da cultura gaúcha no município. Destacou que a Prefeitura Municipal dará todo apoio e respaldo para que mais uma vez o festival tenha uma brilhante edição.
“Já em 2013 enquanto era Vereador iniciamos um projeto de retomada deste festival que estava perdendo forças em cada edição, no entanto, hoje a maior vitória para a Califórnia, é o resgate da credibilidade. Em outras edições, o festival estava centralizado, e agora o cenário é outro, vamos dar oportunidade para quem quer ajudar e colaborar com o crescimento do festival. Nesta noite temos o orgulho de dizer que o maior festival nativista vai acontecer e ter a magnitude que sempre teve, principalmente, para os músicos, e para os uruguaianenses”, disse o Prefeito.
No final do evento, vários músicos que participaram de antigas edições do festival, relembraram grandes sucessos vencedores do troféu Calhandra de Ouro.
Também estiveram presentes à cerimônia de pré-lançamento da 40ª Califórnia da Canção Nativa, a primeira dama Maria Helena Sartori; os secretários de Estado dos Transportes Pedro Westphalen, da Segurança Pública, Cezar Schirmer; do Ambiente Ana Pellini; os Deputados Estaduais Zé Nunes, Gilmar Sossela, Juvir Costela, Juliano Roso, e Missionario Volnei; o Deputado Federal Alceu Moreira e o ex-deputado federal Vilson Covatti; o Promotor Geral de Justiça Fabiano Dallazen; o vereador e representante da Câmara de Vereadores, Carlos Delgado, o escritor Tabajara Ruas, o radialista e compositor Chico Alves, também integrante da atual comissão Organizadora e artista da primeira edição da Califórnia; os músicos Luis Carlos Borges, João de Almeida Neto, Pedro Pimentel, Enio Rodrigo, Fátima Gimenez, o humorista Jair Kobe, criador do Guri de Uruguaiana, além de empresários, representantes de entidades, da área cultural gaúcha e demais convidados. (PMU)

Tags

0 comentários: