quinta-feira, agosto 24, 2017

HCC e Hemopasso realizam nova Campanha de Doação de Sangue em setembro em Carazinho

Foto:DM
O Hospital de Caridade de Carazinho, em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo – Hemopasso, estará promovendo, no dia 2 de setembro, a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017. A ação acontecerá em frente ao HCC, das 9h às 12h e das 13h às 17h. “Esperamos contar com a solidariedade de todos os doadores para que a campanha assim como as outras tenham êxito”, comenta a coordenadora de captação do Hemopasso, Alexandra Mazoca. Assim como nas edições anteriores, a coleta será realizada pela ordem de chegada dos doadores e de acordo com a capacidade da unidade móvel do Hemopasso. Metade das senhas será distribuída no período da manhã e o restante no turno da tarde.
De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do  HCC, Mari Luciane Bernhard, a expectativa é que a comunidade carazinhense novamente se mobilize. “Esperamos que se repita o sucesso das edições anteriores, com uma ótima participação da população e com um número expressivo de coletas”, projeta Mari. Segundo a coordenadora de captação do Hemopasso,   assim como acontece em  Carazinho, o ônibus tem feito coletas em outras cidades em quase todos os sábados de cada mês.
Segundo Alexandra, até dezembro o calendário de coletas com o uso do ônibus está praticamente  completo. “A gente está com o estoque regular, embora sempre se faça um chamado especial para os grupos de tipos sanguíneos O negativo e A negativo, que são os com maior deficit neste momento”, comenta a coordenadora.
Segundo a servidora, diariamente o Hemocentro de Passo Fundo tem feito em média entre 38 e 40  coletas de bolsas de sangue. “Estamos conseguindo abastecer nossa região. A região do Hemopasso  é bastante extensa, são139 municípios que são atendidos com 47 hospitais. Estamos atendendo a  demanda de todos sem nenhum desespero, mas temos trabalhado no limite, e se tratando de banco de sangue tudo o que sai precisa ser reposto”, comenta Mazoca.

Orientações para quem pretende doar sangue
A supervisora da Agência Transfusional do  HCC, Mari Luciane Bernhard, orienta que os doares em potencial devem estar atentos às exigências para a doação de sangue. “Para efetivar a doação, a pessoa deve estar bem alimentada, seu peso deve ser maior que 50 kg e deve estar em boas condições de saúde, ou seja, não pode estar resfriada, ser hipertensa, estar tomando medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios, nem ter estado internada nos últimos seis meses”, explica a enfermeira, ressaltando que os jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhadas de um dos responsáveis, portando documento com foto.
Outros requisitos para efetivar a doação são não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas; e ter evitado o fumo nas duas horas que antecedem a doação. Homens podem doar até 04 vezes ao ano e mulheres até 3 vezes ao ano. (Diário AM)

Tags

0 comentários: