terça-feira, agosto 15, 2017

I Seminário de Educação começou com auditório lotado em Uruguaiana

Centenas de educadores estiveram presentes ontem (14), no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, para participar do primeiro dia do I Seminário de Educação com o tema “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, Vereador Elton da Rocha, representando a Câmara de Vereadores, Professor Max Castelhano,  representando o Conselho de Educação, da Professora Rosângela Loureiro, representando a Associação dos Professores e Especialistas em Educação da Rede Municipal de Educação de Uruguaiana (APEMU) e do Professor Rodrigo Dallosto Smolareck de Alegrete que palestrou sobre “Educação para todos, sensibilidades e percepções”.

“Quero agradecer a presença de todos vocês e do Rodrigo Smolareck que veio de Alegrete para nos passar conhecimento. Hoje nós queremos falar de inclusão, de respeitar cada vez mais as pessoas, de levar para dentro das escolas todos aqueles que estão afastados das escolas,porque todos têm o mesmo direito.Cabe a cada um de nós garantirmos esses direitos e tenho certeza que as pessoas que estão aqui hoje é porque pensam assim e entendem isso além de saberem que é só através da educação que nós vamos mudar. Eu acredito nisso”, comentou o Secretário de Emerson Barreto Ortiz em sua saudação.

O Prefeito Ronnie Mello comentou sobre uma situação vivida durante o tempo de estudante para falar sobre a importância da inclusão nas escolas e no dia a dia das pessoas. “É primordial que as famílias também façam a sua parte. Queremos resgatar o espírito da família com a escola para este tema tão importante. Cumprimento o Secretário Emerson em nome da equipe da Secretaria de Educação, por tomarem a iniciativa de abordar esse tema e trazer mais uma vez o professor Rodrigo. Desejo uma boa noite de estudos e de palestras”, declarou o Prefeito.   

O evento, realizado pela Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Educação tem como objetivos favorecer reflexões sobre educação para todos com foco na educação especial; enfatizar a importância do direito à educação de qualidade, garantindo a todos a participação nos espaços e processos comuns de ensino e de aprendizagem; compartilhar saberes entre os profissionais da área da educação e da saúde sobre educação especial e aprofundar a educação reflexiva considerando a instituição escolar como organização complexa que tem como fim a formação integral dos educandos e que constitui-se como espaço de acolhida dos saberes, das vivências e das potencialidades de cada um.

Para esta terça-feira (15) estão previstas palestras com o voluntário e idealizador do Centro de Valorização à Vida (CVV) Marcelo Paulo; além da fonoaudióloga Anelise Crestani; da Terapeuta Ocupacional, Bruna Rott e do Neurologista Eduardo Pedrolo. (PMU)

Tags

0 comentários: