terça-feira, agosto 15, 2017

Secretaria de Saúde elabora Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Uruguaiana

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) a Cerimônia de entrega das 100 unidades impressas do Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher que serão distribuídas para os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ocasião contou com a presença do Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello; Vice-Prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús; Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu; Dr. Diego Rossi Kleinubing (representando a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Hospital Santa Casa de Caridade); Drª Rita Fossati Evaldt; Enfermeira Marcia Arend Coordenadora da equipe de Estratégia, Enfermeira Alessandra Quintana Kovalski Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e pelos proprietários da Loja P&S Verônica e Paulo Pavin.

A ideia da criação do manual de normas e protocolos de atendimentos para os profissionais de saúde é baseada no manual do Ministério da Saúde, aliada à  preocupação de elaborar um roteiro prático que sirva para nortear as ações dos profissionais  na saúde, garantindo um atendimento com qualidade e, ao mesmo tempo, autorizado pelos órgãos competentes na fiscalização desses profissionais com o objetivo de diminuir a mortalidade de gestantes e bebês no município.

As capacitações estão acontecendo desde março com Planejamento Familiar (pré-natal, anticoncepcionais, laqueadura, colocação de DIU). O objetivo é organizar a rede de atenção básica nessas demandas, dessa forma todos os trabalhos visam reduzir a mortalidade infantil.

O material foi elaborado pela Drª Rita Fossati Evaldt; Enfermeira Marcia Arend Coordenadora da equipe de Estratégia, Enfermeira Alessandra Quintana Kovalski Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e revisado pela Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu.

Na oportunidade a Administração Municipal agradeceu os proprietários da Loja P&S, Verônica e Paulo Pavin pela impressão do material que será de grande valia para as equipes de saúde.

De acordo com a Dra. Rita Evaldt, a proposta é melhorar o atendimento na rede básica. “Acredito que no final vamos ter um saldo muito positivo. Agradeço o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu e do prefeito Municipal de Uruguaiana que estão sendo incansáveis nessa luta”, afirmou.

“São animadores os avanços já apresentados pela nova gestão municipal na área da saúde. Isso nos estimula, porque depois de tanto tempo podemos fazer uma política em comum. A maternidade da Santa Casa tem sido tratada com muito carinho. Acredito que no final do ano já tenhamos profissionais dessa área interessados em vir para a cidade a fim de compor esse Corpo Clínico em especial da maternidade. Vamos ativar o quanto antes a Liga Acadêmica de Combate à Mortalidade Infantil da Unipampa e teremos aí muitos multiplicadores dessa ideia”, afirmou o médico Dr. Diego Kleinubing.

Para a Secretária Thaís Aramburu, cada dia é muito importante para reduzir a mortalidade infantil. “Está no Protocolo da Saúde que enfermeiros e médicos treinados podem colocar o Diu. Temos um ideal que é de realmente mudar a saúde de Uruguaiana para dar qualidade de vida para a nossa população. Até o final do ano vamos ter toda a assistência necessária. São muitos desafios e a Santa Casa é nossa parceira. Foi um pequeno gesto para agradecer a P&S, através de seus proprietários, Verônica e Paulo, por nos proporcionarem esse material”, comentou.

“Sabemos que a cada dia os desafios na área da saúde só aumentam, e nos estimula saber que podemos contar com parceiros para enfrentarmos esses desafios, só tenho a agradecer estes empresários que estenderam a mão para Uruguaiana mais uma vez, agora nos cabe colocar em prática todo o trabalho descrito nesse material, com isso quem ganhará é a nossa comunidade.”, acrescentou o Prefeito.


Também estiveram presentes no evento, o Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito, Nilton Coradini; Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão, Secretário Adjunto da Saúde, Raphaely Félix além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. (PMU)

Tags

0 comentários: