quarta-feira, agosto 23, 2017

Tenista carazinhense está entre as 10 melhores do RS em sua categoria

Foto:DM
Os talentos no esporte em Carazinho continuam a surgir, como é o caso da adolescente de 14 anos, Isadora Machado, tenista que vem se destacando no cenário esportivo do Rio Grande do Sul. A jovem joga no Clube Comercial, sob supervisão do treinador André Da Luz e hoje está entre as 10 melhores jogadoras do Estado em sua categoria. Com o sonho de seguir carreira profissional, Isadora diz não viver sem o tênis. “Era uma dos meus objetivos estar entre as 10 melhores e hoje eu estou, trabalhei pra isso e é muito bom sentir que estou indo bem e que está dando certo”, se empolga a atleta.
Incentivada pelo pai, Josemar Machado, Isadora joga tênis desde os quatro anos de idade. Hoje, também divide a paixão pelo esporte com o irmão mais novo, Augusto, de 11 anos, que treina junto com ela. “Minha família sempre faz de tudo para que eu e o Guto possamos participar dos torneios. O apoio deles é essencial”, afirma Isadora. No último final de semana, a jovem atleta venceu o campeonato do qual participou em Porto Alegre e, de acordo com o técnico, a adolescente vem ganhando quase todos os jogos que disputa. “Ela teve uma grande evolução, dos últimos quatro torneios que disputou, ganhou os quatro. Então, a expectativa com ela é a melhor possível, porque vem se destacando muito. Do meu ponto de vista como treinador, ela é uma tenista completa”, salienta Da Luz, que acredita no potencial de sua atleta. Esse é o primeiro ano que Isadora participa de competições, disputando sempre na categoria de 16 anos de idade, porém, ela irá completar 15 anos em novembro. “A Isa vem fazendo um belo trabalho, por isso, vamos começar a procurar torneios mais fortes pra ela jogar e ir se fortalecendo. É uma menina que tem um enorme potencial e acredito que vamos ouvir falar muito bem dela mais pra frente”, completa o treinador, que também ressalta que de todos os alunos que treina atualmente, Isadora é a que mais gosta de treinar.

Para a atleta o tênis realmente significa uma oportunidade de profissionalização, porém, afirma que se sua vida seguir outros rumos, não irá desistir do esporte. “Eu não viveria sem jogar. O tênis é um esporte que eu quero levar sempre comigo, independente se for de maneira profissional ou não”, comenta Isadora. Além de satisfação pessoal, a adolescente também afirma ter feito muitas amizades durante competições. “Eu diria que além de um ótimo esporte, te proporciona amizades. Claro, ganhar os torneios é muito bom e marcante, mas o mais certo são as pessoas e amizades que a gente forma durante os torneios”, avalia. As próximas competições das quais a atleta irá participar serão realizadas fora do Estado, sendo elas a Copa Santa Catarina e a Copa Guga.

Orgulho de treinador
Tio do fenômeno do tênis Orlandinho Luz, André trabalha com o esporte há mais de 20 anos. Há cinco, retornou a Carazinho assumiu os treinos no Clube Comercial, e afirma que a trajetória traçada pelo sobrinho influencia nos novos talentos que estão surgindo na cidade. “O Orlandinho treinou aqui a vida inteira, foi aqui que ele começou. Esses meus alunos que se destacam hoje, treinavam com ele, quando era o meu irmão, Orlando, que dava as aulas. Eles são fãs e admiradores do trabalho que o Orlandinho construiu”, comenta o treinador, que também aponta que essa referência ajuda tanto o tênis em Carazinho, como em todo o Brasil. Em relação a Isadora, André se orgulha da evolução da aluna. “Ela passou de uma fase de adaptação no juvenil, agora a gente trabalha para que ela enfrente as melhores, se não for aqui, a nivel nacional e internacional. Assim ela vai evoluindo”, conta. (Diário AM)  

Tags

0 comentários: