sexta-feira, setembro 08, 2017

Chama Crioula inaugura oficialmente o Acampamento Farroupilha em 2017

Foto: Mauro Schaefer
A Chama Crioula chegou ao Parque da Harmonia, nesta quinta-feira em Porto Alegre. Com isso, está oficialmente aberto o Acampamento Farroupilha 2017. Realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Prefeitura Municipal, o tradicional evento conta com atividades até o dia 20 de setembro, data de proclamação da Revolução Farroupilha. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, ressaltou a importância histórica do ato, já que neste ano completam-se 70 anos da primeira vez que a Chama Crioula foi acesa pela primeira vez.
Ao agradecer o apoio da prefeitura pela realização do evento, enalteceu a superação das dificuldades. “Sabemos de todas as dificuldades, que o Brasil, o Estado e o município vivem. E isso não foi criado por nós, é uma herança que nós temos. É por isso que talvez nós estejamos aqui: transformar essa sociedade, para fazer uma sociedade mais justa, mais igualitária, e não precisarmos passar mais por essas aflições que passamos no ano de 2017”, destacou Callegaro.
A patrona da Semana Farroupilha de 2017, a escritora Elma Sant’Ana, lembrou do dia em que a Chama Crioula foi gerada este ano, no distrito de São Simão, em Mostardas, onde nasceu Domenico Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi. “Essa Chama representa civismo, amor à terra, tradição, mas também a quentura daquele lar mostardense aonde nasceu aquela criança durante a Revolução Farroupilha. Ela representa a todos os gaúchos, homens e mulheres, que fizeram essa terra.” (Correio do Povo)

0 comentários: