sexta-feira, setembro 22, 2017

Espécies de árvores do Parcão podem ser lidas via QR Code


No dia Nacional da Árvore, o Parque Dom Pedro II (Parcão) torna-se pioneiro em um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), iniciativa privada e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de agora algumas espécies de árvores poderão ser conhecidas através do código de barras do QR Code instaladas nas placas de indicação da espécie.
O projeto foi desenvolvido pelo curso de Ciências Naturais da Unipampa com o objetivo de fazer com que a pessoa baixe o aplicativo e, assim, a árvore “se apresente” para a população por meio do código de barras do QR code. São 25 plantas cadastradas ao longo da pista de caminhada que teve apoio da Floricultura Ponderosa.
“Fizemos uma trilha com as espécies de árvores ao longo do passeio, para que todo mundo tenha acesso às informações. Quando a pessoa aproxima o celular do código, ela ouve um áudio que explica qual a espécie da planta e, em alguns casos essa explicação é em espanhol”, disse o Professor, Ailton Jesus Dinardi.
Ao final da gravação que traz detalhamento sobre a espécie, o sistema convida a pessoa para que vá conhecer a próxima árvore fazendo com que o cidadão tenha conhecimento sobre algumas das árvores que fazem parte do paisagismo do Parque Dom Pedro II.
“Nossa participação no projeto foi de custear as placas indicativas, digitalizar o mapa do Parcão e, com o apoio do Professor fizemos a instalação. Esse é um projeto muito importante para a população, pois é o primeiro passo para uma conscientização do Meio Ambiente e, também para as pessoas conhecerem quais espécies estão plantadas aqui no Parcão”, ressaltou o empresário, Thelmo Duarte.
O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, destacou o importante projeto para o município e, ressaltou mais uma vez a parceria com a iniciativa privada.
“Essa uma ideia sensacional e moderna, pois fará com que as pessoas circulem pelo Parque Dom Pedro II e conheçam as espécies arbóreas. Temos feito diversos trabalhos em parceria com a Unipampa, pois a Universidade desenvolve muitas atividades que estão relacionadas diretamente com a população. Além da Unipampa, temos uma parceria com a iniciativa privada, que sempre esteve atenta para trabalhar junto conosco na melhoria de espaços públicos”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.
Entenda o que é um QR Code
O QR code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. (PMU)

Tags

0 comentários: