terça-feira, setembro 05, 2017

Poder Executivo inaugura Unidade de Pronto Atendimento em Uruguaiana

Depois de anos parada, abandonada e, na busca constante por recursos, o governo da atual gestão liderada pelo Prefeito Municipal, Ronnie Mello, inaugurou nesta segunda-feira (4) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns. A UPA 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, articulado com a Atenção Básica,  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, a fim de possibilitar o melhor funcionamento da Rede de Assistências às Urgências.

A unidade será administrada pela “Sílvio Scopel – Gestão em Saúde” empresa responsável também pela administração de cinco hospitais no Rio Grande do Sul, dentre eles, o de Gramado.

O Diretor Médico da empresa que é a responsável por administrar a UPA, Piraju Nicola parabenizou o Prefeito Ronnie Mello pela inauguração da Unidade e a equipe de funcionários que a partir desta segunda-feira dá mais um passo de grande importância à saúde da população uruguaianense.

Haverá plantão médico com dois médicos diurnos e um médico noturno, e uma equipe de apoio 79 pessoas farão parte da UPA entre médicos, enfermeiros, e pessoas que irão trabalhar na parte administrativa, que trabalharão divididos em três escalas de 8 horas, mantendo o serviço nas 24horas do dia, 7 dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos.

A unidade em Uruguaiana é a primeira ser aberta no Brasil na atual administração federal. Durante estada em Uruguaiana, no início do ano, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a habilitação das unidades no Brasil. “Com a habilitação de 124 UPAS, são gastos R$ 229,6 milhões por ano para custeio dessas unidades. Em sua totalidade as UPAS recebem recursos federais”, disse o Ministro.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, as instalações da UPA 24 horas em Uruguaiana, é um divisor de águas na assistência da saúde no Município, com um atendimento humanizado e qualificado à população 24 horas por dia, 365 dias por ano.
“Nossos esforços e compromissos também serão para que a população encontre em todos os serviços de saúde a presença de um profissional solidário e comprometido com um atendimento de qualidade. Valorizamos a educação permanente, pois é uma estratégia para a qualidade dos serviços de saúde da cidade. Dessa forma, gostaríamos de reafirmar o nosso compromisso com a defesa da vida, do sistema público de saúde e, do seu contínuo aprimoramento. Ressalto o compromisso do Prefeito Ronnie Mello de fazer da Saúde Pública de Uruguaiana, realmente uma prioridade de seu governo”, comentou a Secretária.
A inauguração contou com a presença do Deputado Federal Covatti Filho; Deputado Estadual, Frederico Antunes; Chefe de Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira; Coordenadora da 10ª Regional de Saúde, Heili Temp; Vereadores; autoridades civis; militares; secretários municipais; comunidade e órgãos de imprensa.

Em sua saudação, o Deputado Federal Covatti Filho ressaltou o empenho do Prefeito Ronnie Mello em abrir a unidade de saúde “Quando o Prefeito Ronnie assumiu ele ouviu muitos nãos. E uma das grandes virtudes é quando ouvir a palavra não, olhar todas as oportunidades ao seu redor e buscar alguma saída. Me sinto feliz em participar de um momento desse, que a comunidade vai ser beneficiada, que os funcionários trabalharão bem por terem uma estrutura capacitada e qualificada. É uma expectativa de futuro, de crescimento, de olhar crianças sabendo que vão ter uma saúde de qualidade, pelo menos nos próximos quatro anos”, disse.

O Deputado Frederico Antunes ressaltou que a inauguração da UPA é resultado de um trabalho conjunto pelo prefeito Ronnie Mello e sua equipe. “Depois de anos sem funcionar, hoje vemos essa Unidade de Pronto Atendimento funcionando e servindo a comunidade uruguaianense e desafogando assim o Pronto Socorro e os Postos de Saúde da nossa cidade”, falou o Deputado Frederico Antunes.

De acordo com o Chefe de Gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira, na figura do Ronnie Mello se enxerga um Prefeito que, com a sua vontade e perseverança, nos trouxe esse projeto da UPA. “Muitas prefeituras estão tentando devolver os seus prédios, outras estão tentando reduzir para 12 horas o funcionamento das UPAs, outras não querem abrir as UPAs e desde que começou o seu mandato, o Prefeito Ronnie mostrou interesse em abrir a unidade em Uruguaiana. Nós víamos nessa perspectiva da abertura a força que eles tinham de atender a comunidade. Eu estou aqui para dizer para vocês que a história vai ser contada um dia, a partir da inauguração da UPA, muito tem que falar desse governo, e dos deputados que aqui estão e, que não desistiram desse sonho. Vocês estão de parabéns porque são um exemplo para o Estado” comentou.

O nome escolhido, Zilda Arns, foi proposto pelo Prefeito Ronnie Mello durante o mandato como vereador em 2012, para homenagear a médica reconhecida mundialmente pelos trabalhos desenvolvidos em prol de comunidade carentes. Entre as ações desenvolvidas, estão à fundação e a coordenação das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além de ser indicada ao prêmio Nobel da Paz em razão do trabalho para ajudar crianças carentes a superar a mortalidade infantil.
O Prefeito Ronnie Mello destacou a importante inauguração da UPA dentro do governo “Quero que todos vocês se sintam abraçados. Agradeço ao meu vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, que sempre me apoiou e comprou a ideia. Na data em que comemoramos 246 dias da nossa gestão, tenho muito orgulho em inaugurar uma das obras que considero mais importantes do nosso governo, que é a abertura da UPA, denominada Zilda Arns. A UPA é a prova de um planejamento que sempre falamos: gestão. Destaco e agradeço o empenho incansável da nossa Senadora Ana Amélia Lemos, que está representada aqui pelo seu chefe de Gabinete, Marco Aurélio Ferreira, ao Deputado Federal Covati Filho que em todos os momentos nos estendeu a mão e nos auxiliou para irmos ao encontro do Ministro da Saúde Ricardo Barros, bem como o Deputado Frederico Antunes. Aquilo que eu sempre preguei na Câmara de Vereadores e na minha vida, hoje posso dizer que está se realizando que é um trabalho conjunto. Peço que toda a comunidade cuide e valorize esta Unidade, já que é de vocês esse local”, disse o Prefeito Ronnie Mello. (PMU)

Tags

0 comentários: