quinta-feira, novembro 09, 2017

Uruguaiana têm conquista histórica para famílias atingidas pelas cheias


Em maio deste ano, quando a cidade enfrentou a segunda maior cheia da história do Rio Uruguai, a Administração Municipal entregou ao Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho um Plano de Trabalho e documentação visando a construção de Loteamento Habitacional destinado às vítimas das cheias do Rio Uruguai, que historicamente sofrem o problema das águas.

Desde então o Prefeito Ronnie Mello, equipe de governo com o apoio do Deputado Estadual Frederico Antunes (PP), Deputado Federal Covatti Filho (PP), da Senadora Ana Amélia Lemos (PP) e os Ministros, especialmente Bruno Araújo do Ministério das Cidades vem trabalhado arduamente para atender às demandas e exigências necessárias para viabilizar este importante empreendimento para as famílias.

Na última sexta-feira (03), através da Portaria Nº 627/2017 publicada no Diário Oficial da União, foi constatado que a demanda foi uma das selecionadas pelo Ministério das Cidades. Uruguaiana também foi habilitada, em uma segunda proposta, com 225 unidades no mesmo empreendimento Loteamento Residencial Dr. Olavo.

Os próximos passos são a análise técnica do projeto, aprovação pela Caixa Econômica Federal e formalização do contrato com a construtora. Ficará a cargo do município a indicação dos beneficiários, que já foram relacionados de acordo com a incidência das inundações, além de providenciar o isolamento das áreas ribeirinhas, evitando novas ocupações. O empreendimento recebeu o nome em homenagem a importante médico da cidade, Loteamento Habitacional Olavo Rodrigues e contemplará 216 famílias.

O Deputado Estadual Frederico Antunes enfatizou a importância social da iniciativa. “Graças ao trabalho integrado, liderado pelo prefeito Ronnie Mello, Uruguaiana superou todos os obstáculos e a burocracia, através da elaboração de um projeto técnico e meritório. Toda a comunidade está de parabéns”, concluiu o parlamentar

De acordo com o Deputado Federal Covatti Filho a conquista é fruto de uma grande parceria com a Administração Municipal. “Temos um modelo de trabalho focado nos resultados, onde entregamos ações que de fato melhoram a vida das pessoas. E, não há nada mais gratificante do que contribuir para o sonho da casa própria, o sonho de mais 441 famílias uruguaianenses”, comentou.

"Essa é uma importante notícia para a comunidade. Foi uma das prioridades que apresentamos aos Ministros Helder Barbalho e Bruno Araújo naquela visita à Fronteira Oeste e também em audiências em Brasília, falando sobre o risco para as famílias ribeirinhas por conta das constantes enchentes na região. Agora vamos concentrar esforços para acompanhar esse processo para que seja efetivado com rapidez, beneficiando 216 famílias", comentou a Senadora Ana Amélia Lemos.

O Prefeito Ronnie Mello afirma que esta conquista é prova de que, mais uma vez, a falta de recursos é sanada com gestão e responsabilidade. “O pouco que tem só teremos acesso quando estivermos planejamento e foi isso que fizemos. Quero agradecer ao nosso grupo de trabalho, em especial à Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão, sua Secretária Adjunta Andreia Oliari e toda equipe, bem como, o Secretário Municipal de Planejamento Carlos Prudêncio e o Secretário Adjunto Marcelo Parraga. Considero isso um marco, pois, a mobilização e o fator "acreditar" de todos fez a diferença. Obrigado ao Ministro Bruno Araújo, à Senadora Ana Amélia Lemos, ao Vice Governador José Paulo Cairoli, ao Deputado Estadual Frederico Antunes e em especial o Deputado Federal Covatti. Tudo isso só foi possível pela dedicação de cada um desses, seja na parte técnica ou política. Confesso que é uma vitória pessoal pelo fato de poder convencer a equipe que um trabalho rápido traria resultados, enfim, a conquista é coletiva e principalmente das famílias que precisam ser removidas das áreas de risco”, afirmou o Prefeito. (PMU)

Tags

0 comentários: