• Justiça do Trabalho suspendeu as demissões de 128 professores da UniRitter em Porto Alegre

    Na tarde desta terça-feira, a juíza Tatyanna Barbosa Santos Kirchheim, da 26ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, concedeu tutela de urgência em favor do Sinpro-RS (Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul), na Ação Civil Pública ajuizada contra o Centro Universitário UniRitter/Laureate International, suspendendo as demissões dos 128 professores anunciadas na semana anterior.
    A decisão também designa audiência para o dia 8 de fevereiro e multa de R$ 20 mil por dia por descumprimento. “A decisão da Justiça reconhece serem injustificadas, arbitrárias e discriminatórias as demissões, recolocando uma condição de que os desligamentos sejam objeto de uma mediação. Até porque processos como esses, se necessários, exigem negociação coletiva entre as partes a fim de que a dispensa coletiva traga menos impacto social e atenda às necessidades dos trabalhadores”, explicou  Amarildo Cenci, diretor do Sinpro-RS.
    O Sinpro-RS fará reunião com os professores na próxima quinta-feira, às 16h, na sede do sindicato,  na avenida João Pessoa, 919, para a continuidade do processo de esclarecimento e negociação.
    Sindicato e UniRitter
    Na segunda-feira, o reitor da UniRitter Germano Schwartz e a coordenadora de Recursos Humanos da Laureate Lucimar Hermes reuniram-se com a direção do Sinpro-RS para debater as dispensas ocorridas na instituição. A UniRitter também divulgou uma nota sobre o caso.
    Sobre a possibilidade de reintegração dos professores, a instituição considerou que nesse momento não há qualquer possibilidade de rever os desligamentos, mas que não descarta o estabelecimento de alternativas negociadas para minimizar o problema.
    Nota
    Em nota aos alunos, professores e funcionários, a UniRitter afirmou que as mudanças e transformações são necessárias e que espera manter seu compromisso maior com a educação. Leia a nota:
    “Aos alunos, professores e funcionários da UniRitter:
    Há 46 anos, acreditamos, investimos e trabalhamos pela Educação. Nessas quase cinco décadas de existência, participamos da formação de milhares de profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento, todos testemunhas da nossa inquietude e do nosso amor por ensinar e aprender.
    Quem, como nós, vive tanto tempo dedicado a uma única vocação, naturalmente enfrenta momentos de transformações e mudanças, necessárias para cumprir com o nosso propósito: oferecer ao aluno UniRitter uma educação que estimule seu protagonismo e, principalmente, capaz de responder aos desafios do presente e de prepará-lo não apenas para o mercado de trabalho, mas para suas escolhas de vida.
    Em nome desse compromisso maior, algumas mudanças fizeram-se necessárias. Por isso, queremos reafirmar, publicamente, nosso profundo respeito aos profissionais que cumpriram seu ciclo na instituição. Em especial, um agradecimento à Reitora e à Pró-Reitora pelo profissionalismo e competência que dedicaram à área acadêmica. A contribuição de ambas estará para sempre na nossa história e dos estudantes que passaram pela nossa instituição.
    Aos nossos alunos, queremos expressar nossa firme convicção de que o modelo acadêmico atualizado desenvolve competências adicionais, permite maior flexibilidade e estimula vivências multidisciplinares, que antecipam situações da vida profissional. Para isso, os currículos foram cuidadosamente revisitados de forma autônoma, com participação de reconhecidos professores do quadro acadêmico da UniRitter, incorporando novas metodologias e preservando as especificidades da instituição e do perfil dos alunos. Sem exceção, as alterações respeitam todas as diretrizes do Ministério da Educação. Saibam que tudo o que a UniRitter faz é pensando em oferecer o melhor para cada um de vocês. É o nosso principal objetivo.
    Aos nossos professores e funcionários, reiteramos nosso carinho, respeito e confiança. É com a contribuição de vocês que a UniRitter seguirá próxima das pessoas e das comunidades, como sempre foi, e continuará comprometida com o futuro de nossa região. UniRitter.” (Osul)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário