segunda-feira, dezembro 18, 2017

Sebastian Piñera é o novo presidente do Chile


O direitista Sebastián Piñera é o vencedor das eleições presidenciais chilenas, contra o governista Alejandro Guillier, o que representa o retorno da direita ao governo pela segunda vez em meio século, e uma mudança no mapa político da América Latina. Com 98,44% das urnas apuradas, Piñera tinha 54,57% dos votos, contra 45,43% para o senador independente por Antofagasta.

Será a segunda vez que a socialista Michelle Bachelet irá passar a faixa presidencial para o magnata, que governou o Chile entre 2010 e 2014. Guillier cumprimentou Piñera e reconheceu a "dura derrota". "Seguiremos trabalhando pelo Chile que queremos", afirmou.

Para o candidato da Nova Maioria governista, a derrota foi "mais profunda" do que o esperado. Ele convocou a centro-esquerda a defender as reformas sociais promovidas pela socialista Michelle Bachelet.

Nos arredores do hotel do centro de Santiago onde o comando de Piñera aguardava a divulgação dos resultados, partidários eufóricos se concentravam. "É uma vitória maior do que o esperado", disse o senador Juan Antonio Coloma, do Chile Vamos, movimento de direita que apoia o empresário, dono de uma fortuna de 2,7 bilhões de dólares, segundo a "Forbes". (Correio do Povo)

Tags

0 comentários: