• Novo cadastro para pacientes usuários da Farmácia Básica em Uruguaiana

    Os pacientes que utilizam os serviços da Farmácia Básica Municipal deverão atualizar seus dados junto ao setor. Caso não seja realizada a atualização do cadastro os pacientes não poderão retirar os medicamentos. Para que seja realizado o procedimento, é necessário que os pacientes apresentem no local quando atendidos, os seguintes documentos: carteira de identidade; CPF ou certidão de nascimento (no caso de crianças); comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
    A medida foi adotada em decorrência da troca do sistema de informática da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a farmacêutica responsável pelo serviço, Simone Michels, a sistemática foi adotada, pois a implantação do novo modelo informatizado importou apenas alguns cadastros dos usuários do Sistema Único de Saúde. “A maioria dos pacientes não está com seus dados atualizados junto ao novo sistema e, com isso, inaptos para terem acesso à liberação dos medicamentos”, explica. “Portanto, é necessário que todos os usuários apresentem os documentos para que o cadastro seja realizado e os medicamentos, então, sejam liberados”, finaliza.
    A medida é necessária, pois o cadastro atualizado gera a baixa dos medicamentos do sistema de controle de estoque. “Por isso é importante que todos já portem a documentação no momento da busca dos medicamentos, para evitar que cheguem ao setor e tenham que retornar à suas residências para buscá-los”, define.  “Com isso, evitamos que o paciente fique, mesmo que temporariamente, sem os medicamentos”, completa.
    Outra situação gerada pelo novo procedimento é de que a consulta para a atualização pode gerar espera. Por isso, um servidor da Secretaria Municipal de Saúde foi especialmente designado para o atendimento dos usuários. Até que todos sejam cadastrados o processo de coleta de informações e entrega de medicamentos poderá ser mais lento, por isso o alerta à população.   (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário