• Inicia a programação do “Junho Verde” em Uruguaiana

    Nesta terça-feira (5) será realizada em Uruguaiana uma programação comemorativa do “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Como parte das atividades, a secretaria do Meio Ambiente e Bem Estar Animal estará realizando a distribuição de 100 mudas de árvores adequadas à arborização urbana.
    A distribuição das mudas ocorrerá na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 10h. Segundo a coordenadora do setor de educação ambiental da secretaria, Mariana Saltz, as pessoas interessadas em retirar uma muda deverão apresentar um documento pessoal e preencher um termo de responsabilidade pelo plantio. “As espécies que serão doadas são resistentes a pragas, de copa, folhagem e crescimento apropriados e com raízes que não irão danificar as calçadas”, complementa. 
    O Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA) espera despertar uma nova consciência aos cidadãos de Uruguaiana, levando a educação ambiental a todos os locais, sejam eles profissionais, residenciais, ou educacionais. 

    Junho Verde
    Em razão da paralisação da semana passada, o evento de lançamento da campanha “Junho Verde” foi transferido para o dia 12 de junho (terça-feira), às 9h.
    No lançamento da campanha serão realizadas diversas ações: hora do conto, circuito tela verde (cinema móvel), apresentações artísticas e roda de conversa. “Também será realizada uma exposição de matérias educativas de cunho ambiental, com a intenção de unir forças, envolver e esclarecer a comunidade sobre a proteção ao meio ambiente, além de integrar as instituições e empresas que trabalham em favor da conservação ambiental”, ressalta Mariana Saltz. “Ainda será apresentado o cronograma de ações a serem desenvolvidas durante o Junho Verde”, explica.
    Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal mantém parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFF), com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com a Unopar EAD, com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação, com a BRK Ambiental, com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (SESC), a ESCASCAR EMATER, com a PATRAN, com o IBAMA, com a Associação de Catadores Amigos da Natureza (ACLAN), com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uruguaiana com a (ACMRU), com o Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos, com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (COOPIR), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com a Secretaria Municipal de Educação e com o Setor de Vigilância Ambiental em Saúde.
    Recentemente foi aprovado o Projeto de Lei, na Câmara de Vereadores, que institui oficialmente no calendário de eventos do município o “Junho Verde”. O mês serve para a realização de ações de sustentabilidade em favor do meio ambiente.
    No mês de junho são comemoradas quatro datas relacionadas ao meio ambiente: Dia Nacional da Educação Ambiental (3); o Dia Mundial do Ambiente e Dia da Ecologia (5) e Dia dos Catadores de materiais recicláveis (7). (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário