• De Mãos Dadas com a Comunidade: 1ª etapa acontece neste sábado (15) em Uruguaiana

    Com o objetivo de atender todos os bairros da cidade, colocando em prática uma ação que visa tornar mais eficiente o diálogo entre a Administração Municipal e a população, inicia neste sábado (15), o projeto “De Mãos Dadas com a Comunidade”.
    A ampliação da comunicação com as comunidades na busca de estratégias para a solução de problemas e desafios das políticas públicas implantadas e existentes no município é uma das principais razões para o desenvolvimento da atividade que terá sua primeira etapa contemplando o Loteamento João Paulo II.
    A ideia central é tornar ainda mais participativa a gestão municipal, tornando possível que a população de todos os bairros da cidade possa elencar mais diretamente aos gestores públicos os desafios que precisam ser atendidos e superados.
    Todas as secretarias terão ações sendo desenvolvidas durante a execução das atividades, que irão se desenvolver junto à escola de educação infantil Gonçalina Alves, a partir das 9h.
    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação estará ofertando durante a realização das atividades, serviços do cadastro único (cadastro, orientações e encaminhamentos); CRAS (orientações, encaminhamentos e denúncias); CREAS (orientações, encaminhamentos e denúncias); Habitação (orientações, encaminhamentos e denúncias), palestras e orientações de serviços.
    A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (SEMIUR) realizou diversas ações durante a semana que terão continuidade no sábado, dia de realização do evento. Atividades como reparos na iluminação pública e em vias públicas, com encascalhamento, patrolamento e compactação com rolo compressor; pintura de meio-fio; desobstrução e limpeza de valas e bueiros; realização de poda de árvores em vias públicas e a revitalização de praças públicas com a realização de corte de grama, pintura e recuperação de brinquedos fazem parte do trabalho projetado.
    A Secretaria Municipal de Educação participa da atividade dando o suporte para a realização do evento na estrutura da escola municipal de Educação Infantil Gonçalina Alves. No educandário, será realizado o Dia da Família, mobilizando a comunidade escolar a participar do projeto, oferecendo atividades culturais e artísticas.
    Um setor específico da secretaria (Levantamento de Dados) levará informações sobre as vagas existentes na rede municipal. Já o setor de Assistência ao Educando, realizará ações de saúde e prevenção.
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, através do Setor de Educação Ambiental, estará realizando doação de mudas de árvores e dando o suporte para orientações quanto ao plantio. Também serão desenvolvidas orientações quanto ao plantio de árvores em passeios públicos. Na questão ambiental, técnicos estarão demonstrando à população atendida noções básicas sobre o descarte correto de materiais. Será montado também um ponto de coleta de óleo de cozinha saturado. O setor de fiscalização ambiental estará recebendo reclamações ou denúncias e prestando informações à comunidade.
    O setor de Bem Estar Animal realizará orientações sobre a posse responsável, além de realizar cadastramento de animais para castração. Denúncias sobre maus tratos aos animais também estarão sendo recebidas.
    Informações sobre atividades econômicas que exigem licenciamento ambiental, bem como a documentação necessária, farão parte das ações.
    O setor de administração tributária, da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) realizará atendimentos aos contribuintes, com a prestação de informações referentes às dívidas, transferências de imóveis (ITBI), programação de educação fiscal (parceria com o ICMS); e agendamento para atendimento na SEFAZ.
    Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE), serviços como o PROCON e a Agência de Micro Crédito, além de Agricultura e Turismo.
    A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC) estará realizando atividades esportivas e recreativas, como aulas de ginástica aeróbica e zumba, futsal, basquete.
    Na área da Saúde, a Secretaria Municipal ofertará diversos atendimentos, como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; pesagem do Bolsa Família, Verificação de Sinais Vitais; Verificação de Glicose, Citopatológico (preventivos); solicitação de mamografias e demais exames laboratoriais; atendimento odontológico; atendimento médico; encaminhamentos para especialistas; confecção do Cartão SUS; orientações por agentes; orientação farmacêutica; orientações do Atendimento Fora Domicílio.
    Outras entidades e instituições também estarão desenvolvendo ações nesse dia. Uma delas é o Sistema Nacional de Emprego (SINE) que terá profissionais para atender a demanda, principalmente na questão relacionada à carteira nacional de trabalho.  (PMU)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário