• Estátua do Laçador será restaurada em 2019

    Foto: Guilherme Almeida
    A restauração da estátua do Laçador deverá começar até abril de 2019 e para isso será necessário sua remoção do sítio em frente ao terminal antigo do Aeroporto Salgado Filho, na avenida dos Estados, zona Norte de Porto Alegre. A informação é do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado (Sinduscon/RS). O vice-presidente da entidade, Zalmir Chwartzmann, disse que a estátua será levada para um lugar especial.
    “Não temos ainda um local definido para levar o monumento que pesa entre 7 e oito toneladas. Temos que definir o transporte e a vigilância que será de 24 horas”, destacou. Conforme Chwartzmann, a captação de recursos será por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado.
    A obra do escultor Antônio Caringi, de Pelotas, foi tombada pelo patrimônio histórico de Porto Alegre. Segundo Chwartzmann, a primeira fase da restauração compreendeu um diagnóstico das condições estruturais. Dois especialistas em obras com metal foram contratados: a brasileira Virginia Costa e o francês Antoine Amarger.
    A obra “O Laçador” foi criada em gesso, em 1954, por Caringi, que usou como modelo de indumentária o folclorista Paixão Côrtes, morto em agosto passado. Em 1958, a escultura foi adquirida pela prefeitura e fundida em bronze. Em 2007, devido a obras, foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto, onde permanece nos dias atuais. (Correio do Povo)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário