• União Europeia promete mais 300 milhões de euros para proteger oceanos

    Foto: Sonny Tumbelaka
    A União Europeia (UE) fornecerá um adicional de 300 milhões de euros para financiar novas iniciativas para proteção aos oceanos, especialmente contra a poluição por plásticos. O anúncio foi feito pela Comissão Europeia em uma conferência em Bali, na Indonésia. A UE se comprometeu com 23 medidas, em “projetos para combater a poluição por plásticos, aumentar a sustentabilidade da 'economia azul' e melhorar a pesquisa e a vigilância marinhas”, afirmou o órgão, por meio de um comunicado.

    Cerca de 100 milhões de euros deste item serão usados para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento para combater a poluição por plásticos, e 82 milhões para projetos de pesquisa marinha e marítima, como avaliação do ecossistema, mapeamento dos fundos marinhos e sistemas inovadores de aquicultura. Entre esses novos compromissos, a Comissão planeja alocar quase 13 milhões de euros em seu programa de satélite “Copernicus” para a vigilância dos mares e oceanos.
    Estes 300 milhões de euros são adicionados ao montante de 550 milhões de euros anunciados no ano passado, na conferência anterior “Our Ocean”, realizada então em Malta.
    Nova legislação deve ser mais rígida
    No combate à poluição por plásticos, a UE também está desenvolvendo uma legislação para a proibição de plásticos de uso único, como cotonetes ou equipamento de pesca, e uma dúzia de categorias de produtos de uso diário que representam sozinhos 70% do lixo que contamina os oceanos e as praias. (Correio do Povo)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário