• Exposição traz carros antigos de volta

    Foto: Ricardo Giusti
    Uma exposição inédita de verdadeiras relíquias do automobilismo está disponível até domingo, para visitação gratuita, em dois espaços do Bourbon Shopping Wallig, na zona Norte de Porto Alegre. Trata-se do 27º Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos, realizado pelo Veteran Car Club Porto Alegre e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Os visitantes poderão ter contato com uma Limousine Packard 1923, que está entre os veículos mais antigos e raros da mostra. O exemplar que era adquirido por milionários, possui capacidade para sete pessoas e um motor "V12" composto de dois blocos de seis cilindros, 60º de inclinação e 90cv de potência, com peso de duas toneladas e meia.

    De acordo com o presidente do Veteran Car Club Porto Alegre, Rodrigo Mario Ruiz, a capital dos gaúchos nunca teve uma exposição desta dimensão. "O que eu acho mais importante é reunir os clubes de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até de São Paulo. Teve um pessoal que veio de Curitiba, andando em seus Fords modelo A, da década de 1920", afirmou. Segundo Ruiz, a Limousine Packard 1923 é considerada, a nível mundial, como uma joia. "Todas as marcas estão aqui, é um patrimônio histórico", enfatizou.
    Ainda entre os modelos mais antigos está um Ford modelo T 1923 totalmente original com acendimento manual da sinaleira, que funciona a querosene e se trata de um modelo que revolucionou a indústria automobilística. Outra atração do 27º Encontro é sobre um dos carros mais populares: o Fusca. Está exposto no local um dos oito Fuscas que chegou ao Brasil no primeiro embarque, em 1950. "O proprietário conseguiu um certificado, na fabrica da Alemanha, confirmando que é este carro mesmo. É fabuloso", reiterou Ruiz. Com relação ao valor comercial dos veículos, Ruiz destacou que é algo complicado de mensurar, mas alguns passam de R$ 1 milhão. "O valor de um carro antigo é muito relativo, quem quer comprar, vai pagar. A maioria dos veículos são originais, muitos com placa preta e todos andando", explicou.
    Entre os expositores está o aposentado João Carlos Ely, 62 anos, de São Leopoldo. Ele levou ao shopping um dos seus preferidos: um Impala Conversível vermelho, 1959. "É um carro da linha GM, foram poucos fabricados, ele é muito raro", comentou. Atualmente Ely se dedica aos seus 15 carros antigos, entre eles um Mustang 1967 Conversível, único no Brasil, quatro Mercedes Benz antigas e três Chevrolet: 1937, 1948 e 1955. "É o vírus da ferrugem no sangue, gosto de carros antigos desde criança", ressaltou.
    Para sanar a curiosidade dos apaixonados por carros, Ruiz assinalou que há um setor de carros antigos de venda, além de um leilão que será promovido pelo clube Mercedes Benz Porto Alegre, que acontece sábado, no início da tarde. "É um leilão presencial com 30 veículos maravilhosos, desde Ford modelo A 1929 até umas Mercedes lindíssimas", disse. O catálogo dos veículos está disponível no site www.27sbva.com.br.
    Uma das peças que chamou a atenção do público foi um Isetta BMW, um dos microcarros produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. A maior parte dos exemplares está concentrada no estacionamento E5, no último andar do shopping. Além deste espaço, os visitantes também podem conferir um acervo do Corpo de Bombeiros, inclusive conhecer um caminhão dos Bombeiros com roda de madeira e ônibus como a Jardineira 1939 do museu da Ouro e Prata, além de tratores da década de 1920. (Correio do Povo)
  • You might also like

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário