Núcleo Poll Dorset negocia o abate de animais no Sistema Halal


Os diretores do Núcleo Poll Dorset Sul e proprietários da Cordeiro da Estância Claudio Sottomaior e Rocler Nunes receberam no dia 21 de março na sede do Núcleo Poll Dorset Sul na cidade de Esteio (RS), Said El Moutaqui, auditor da CIDIAL Certificadora do sistema Halal. 

A Cordeiro da Estância a grife oficial de carnes de ovinos poll dorset será a pioneira da especie no Brasil, abater os animais no sistema Halal em árabe significa “legal” ou “permitido”, sendo um termo usado para descrever várias facetas da vida que são permitidas pelas leis da Allah (Deus), entre elas relacionadas à alimentação. Apenas os alimentos halal são permitidos para o consumo dos muçulmanos, que são os obtidos de acordo com os preceitos e as normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica. Animais como os bovinos, caprinos, ovinos, frangos podem ser considerados halal, desde que sejam abatidos segundo os Rituais Islâmicos (Zabihah).  

De acordo com as exigências das Embaixadas dos países islâmicos, o abate Halal deve ser realizado em separado do não- halal, sendo executado por um mulçumano mentalmente sadio, conhecedor dos fundamentos do abate de animais no Islã. As normas básicas a serem seguidas para o abate halal são estas: serão abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas; a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate; os equipamentos e utensílios utilizados devem ser próprios para o Abate halal. A faca utilizada deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal; o corte deve atingir a traqueia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento; inspetores mulçumanos acompanharão todo o abate, uma vez que eles são os responsáveis pela verificação dos procedimentos determinados pela Sharia; todo o preparo, processamento, acondicionamento, armazenamento e transporte devem ser exclusivos para os produtos halal ,que obrigatoriamente são certificados e rotulados conforme a lei da Sharia.

O incio da abate tem previsão de iniciar no mês de Abril com a industrialização sendo realizada pelo frigorífico Carneiro Sul. (3Pátrias)

Postar um comentário

My Instagram

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes